Na busca por um pacote de internet, é comum que parte dos usuários se questione sobre a velocidade de upload ideal, pois precisam decidir qual o melhor plano para sua rotina e essa métrica é um dado importante nesse processo.
Para começar, é necessário compreender o que é velocidade de download e upload, suas principais diferenças e a importância delas para o dia a dia do usuário na internet.
Neste conteúdo, vamos explicar tudo isso, para que você possa fazer a melhor escolha. Tenha uma boa leitura!
Velocidade de download X velocidade de upload
A velocidade de download indica o quão rápido é possível extrair dados de um servidor, ou seja, o tempo que você leva para baixar arquivos ou informações para o seu dispositivo.
É o que acontece quando você assiste a um filme na Netflix, joga online ou escuta as suas músicas no Spotify, por exemplo.
Já a velocidade de upload é caracterizada pelo tempo que você leva para enviar arquivos e informações para outras pessoas.
Então, quando você envia e-mails e mensagens pelo WhatsApp e faz lives de jogos online pelo YouTube ou pela Twitch, está usando a velocidade de upload.
As duas taxas são medidas em megabits por segundo (Mbps) e os valores têm relação direta com o desempenho da sua internet.
Mas também é comum você encontrar a expressão Mega, que é a abreviação de Megabits por segundo. Desta forma, se um plano oferece 150 mega de upload, por exemplo, significa que ele tem 150 megabits por segundo de upload.
Qual é a velocidade de upload ideal?
Para definir a velocidade de upload ideal você precisa analisar como utiliza a internet no seu dia a dia.
No caso de pessoas, famílias e até mesmo empresas que fazem uso moderado da rede, uma taxa de upload de 10 Mbps pode ser uma taxa para um uso aceitável.
Por uso moderado, entendemos atividades como:
- checar e-mails;
- assistir vídeos no YouTube;
- usar as redes sociais;
- conversar pelo WhatsApp;
- consumir conteúdos das plataformas de streaming;
- usar serviços na nuvem.
Quando preciso de uma velocidade de upload maior?
Uma taxa de upload maior será necessária se você for um heavy user da internet. Ou seja, quando você realiza todas as atividades descritas acima e ainda costuma jogar muito online, fazer transmissões ao vivo ou ter vários dispositivos conectados simultaneamente.
Uma família em que, à noite, os pais usam a internet para assistir séries, enquanto o filho gamer joga online e faz transmissões ao vivo. Além disso, todos estão com os celulares conectados e respondem mensagens pelo WhatsApp.
Em casos assim, para que todos possam ter uma boa experiência online, ter uma internet com uma boa velocidade de upload é essencial.
Nessas situações, em que o uso de internet está direcionado para jogos, os valores ideais são:
- Velocidade de upload: aproximadamente 100 Mbps;
- Velocidade de download: aproximadamente 250 Mbps;
- Taxa de ping*: entre 30 a 100ms.
*Para medida de ping, é preciso levar em consideração a localização do servidor, o equipamento do cliente e a capacidade do servidor.
Mas, lembre-se: esses valores são referentes ao mínimo necessário para jogar com tranquilidade no computador. Os videogames demandam muito mais que isso, portanto, os números também se alteram.
Como medir a taxa de upload?
Se você está considerando trocar de plano e quer saber se o seu pacote atual apresenta uma velocidade de upload ideal, é uma boa prática testar a qualidade da sua internet.
Existem algumas ferramentas online gratuitas que podem ajudar nesse momento. É o caso do Brasil Banda Larga, e o teste de velocidade do Google, que são sites que fazem a aferição da velocidade de internet. No caso do Google, abra o navegador e digite “Teste de velocidade da internet” e depois clique em “Executar teste de velocidade”. Em segundos você receberá o resultado na tela do seu computador.
Ao fazer um desses testes, você perceberá que a taxa de upload é menor que a taxa de download. Não se preocupe, pois isso é normal!
Geralmente, a velocidade de upload é 10% menor que a velocidade de download e é isso que você precisa observar quando estiver testando a sua conexão.
Caso haja muita divergência nesse número, a sua experiência online fica comprometida.
Hoje, as operadoras têm planos de internet com taxa de upload para atender as necessidades de cada usuário. Na Desktop, por exemplo, oferecemos uma taxa de upload de 50% da taxa de download de nossos planos, representando velocidades de 150 até 500 Mega.
Como melhorar o upload da internet?
Para melhorar a velocidade de upload da sua conexão, a principal dica é evitar a execução de outros aplicativos no computador quando estiver carregando uma grande quantidade de dados.
Ou seja, se você gravou um vídeo e quer fazer o envio para o YouTube, por exemplo, evite usar a internet para outras atividades em simultâneo. Isso fará com que a taxa de upload seja toda utilizada para uma única execução.
Porém, quando você compartilha a conexão com outras pessoas, isso é praticamente impossível. Afinal, sempre estamos conectados, respondendo mensagens pelo celular, assistindo vídeos, enviando e-mail, etc.
Em casos assim, a melhor solução é escolher um pacote com a velocidade de upload ideal para a sua família.
Acesse o site da Desktop e confira planos de internet com a velocidade de upload ideal para você.