Existe um número bastante variado de medidas e termos para avaliar a performance e velocidade da sua internet. E hoje vamos falar sobre um deles, o jitter.
Há quem diga que ele é sinônimo do ping. E até quem inclui a latência nessa lista de expressões semelhantes. Mas a verdade é que não é bem assim. Ping, jitter e latência estão relacionados, sim, só que cada um tem a sua importância. Por isso, a seguir, a gente te explica melhor sobre o termo escolhido para este post.
O que é jitter?
O jitter é a variação da taxa de ping e latência. É como se houvesse pequenos atrasos ou variações no caminho que os dados percorrem, fazendo com que eles cheguem ao destino em momentos diferentes do que o esperado.
Essas variações podem causar problemas na qualidade na comunicação, como atrasos ou interrupções na transmissão de áudio, vídeo ou dados.
É como se a rede tivesse uma “oscilação” na transmissão de dados, o que pode afetar a experiência do usuário.
Você também pode ouvir o termo “jittering”, que tem o mesmo significado e indica a flutuação nas duas taxas.
Na prática, quando existe jitter, há má qualidade nas chamadas de voz e vídeo, e atrasos ou transmissão irregular de vídeo. Sabe quando a tela começa a “pular”? Culpa do jittering.
O que causa jitter?
Congestionamento ou problemas na rede sem fio são as principais causas desse atraso.
O congestionamento na rede acontece quando, ao conectar muitos aparelhos na mesma rede, você acaba por sobrecarregá-la. Esse “engarrafamento” de equipamentos ou usuários é responsável por aumentar o jittering e trazer atraso à conexão.
Já a instabilidade na conexão também pode ocasionar um jitter alto. Neste caso, o problema está no modem ou roteador utilizado.
Caso o roteador já esteja sendo usado há bastante tempo, uma boa ideia é trocá-lo para tentar diminuir a instabilidade.
Mas, daqui a pouco, a gente te explica melhor como resolver essas questões.
Como testar o jitter?
Se você ficou curioso(a) para saber qual o jittering da sua conexão, é só acessar um teste de velocidade da internet. Mas tem que ser um teste de velocidade de confiança.
A gente te indica o Brasil Banda Larga.
Depois de realizar o teste de conexão, é hora de analisar os resultados. A seguir, vamos apresentar algumas situações para você comparar os dados.
Qual o valor aceitável de jitter?
O valor aceitável de jitter pode variar conforme a atividade que você realiza ao estar conectado. Por isso, separamos três das situações mais comuns do internauta e a taxa indicada:
- Assistir streamings – ao acompanhar um conteúdo online, o jitter tolerável deve ser de até 30 ms;
- Jogar online – para os gamers de plantão, o jittering que garante a melhor experiência na partida é de até 10 ms;
- Uso recorrente da internet – em geral, para quem fica conectado para trabalhar, estudar ou usar a internet por entretenimento, o jitter deve ser abaixo de 20 ms.
E atenção, se o seu teste de velocidade deu valor acima de 50 ms, pode ser este o problema das interferências na conexão.
No entanto, apesar do valor de jitter menor ser melhor para a sua internet, se ele for muito baixo, na faixa de 1-2 ms, por exemplo, pode indicar um erro no teste de velocidade, tá?
Aqui é importante refazer o teste para avaliar novamente.
E como diminuir o jitter na internet?
Como vimos, o jitter alto é um dos motivos de problema na conexão e a boa notícia é que dá para resolver o problema seguindo estas dicas:
1 – Utilize um roteador mais moderno
Na hora de adquirir um roteador, pesquise suas qualidades para entender se ele oferece uma conexão estável e jitter baixo.
Mesmo que você não saiba exatamente como escolher, lembre-se: um aparelho mais moderno e de melhor qualidade costumam apresentar melhores resultados.
A Desktop, por exemplo, disponibiliza roteadores modernos e que oferecem altas velocidades com a qualidade necessária para uma boa navegação e a garantia de baixa latência e jitter.
2 – Se for possível, opte pela conexão com fio
Ainda que a conexão Wi-Fi seja eficiente para o dia a dia, normalmente seu desempenho é menor quando comparado às redes com fio.
Por isso, se suas demandas exigem uma internet mais estável, pense na possibilidade de usar a internet com fio.
Aqui, recomendamos o uso do cabo Cat-5E para uma conexão estável.
3 – Escolha uma internet com alta velocidade
Para usuários que passam muito tempo conectados ou possuem vários dispositivos, é aconselhável escolher por um plano de internet com alta velocidade.
A Desktop oferece planos de internet banda larga 100% fibra óptica de 300 Mega até 1 Giga. Confira o plano ideal para você.
Viu só como é fácil entender o que é jitter e como descobrir o ideal para o seu caso?
Agora é só aproveitar o melhor da sua internet.