Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre ela ou não saiba a sua importância, mas a latência é uma das medidas usadas para avaliar a conexão com a internet.
Por isso, ao longo deste artigo, vamos dividir com vocês informações sobre:
Vamos nessa?
O que é latência?
Latência é o termo que indica o tempo que uma ação online leva para ser concluída. Para essa medida, é considerado o momento do envio da atividade do computador original até o seu destino.
Basicamente, é o tempo que um e-mail, por exemplo, leva para chegar ao seu destinatário, após você clicar no botão de enviar.
Agora, vamos descobrir como medir a latência.
Leia também O que é jitter e como descubro o ideal
Como testar a latência?
A latência é medida em milissegundos (ms) e, se você ficou curioso para saber qual a medida na sua rede, é só realizar um teste de velocidade de conexão.
A nossa indicação é fazer o teste de velocidade de internet no site Brasil Banda Larga.
É só acessar o site e clicar em “Iniciar”.
Com o resultado na tela, é hora de entender as informações sobre a latência.
Valor aceitável de latência
Existem vários valores aceitáveis de latência na rede doméstica. Para saber qual o melhor, é preciso identificar a real necessidade de estar conectado.
Por isso, a seguir, confira situações comuns da rotina de um usuário e a medida indicada.
Conversar por chamadas de vídeo e voz – se você faz parte da turma que adora conversar com os amigos ou a família por meio de uma chamada de vídeo ou voz, a melhor latência será abaixo de 150 ms. Se, na conexão da sua internet, a latência estiver acima de 50 ms, pode ser este o motivo de atrasos na transmissão da fala, o que atrapalha (e muito!) a qualidade da sua chamada.
Jogar online – para quem gosta de jogar online, o ideal é ter uma latência abaixo de 50 ms. Nestes casos, quanto menor o valor, melhor a resposta do jogo aos comandos do game, combinado?
Assistir streaming de vídeo – se você curte um streaming de vídeo em alta definição, a melhor latência fica entre 50 a 100 ms. Aqui, valores superiores geram interrupções ou atrasos na reprodução do vídeo, o que a gente quer evitar, não é mesmo?
Navegar na internet – para navegar na internet, assim como você está fazendo agora, lendo este post, a latência ideal é abaixo de 200 ms. Quanto mais altas as medidas, mais atrasados serão registrados para carregar as páginas, gerando lentidão na navegação.
Transferir arquivos – caso você trabalhe em casa e use muito a internet para transferir arquivos grandes, uma latência abaixo de 500 ms é o recomendado. Isso porque, se o valor for maior, o tempo de transferência será mais longo.
E aí, em quais situações você se identificou?
Vale lembrar que esses valores são apenas orientações gerais e podem variar dependendo da velocidade da sua conexão à internet, do tipo de dispositivo usado, entre outras condições.
O que causa latência alta?
Como vimos, a latência alta pode ser ruim para uma rede doméstica e existem várias situações que contribuem para o problema. Vamos compartilhar algumas delas:
Distância do roteador: onde está localizado o seu roteador? Se você usar o computador ou celular muito longe do roteador, o sinal Wi-Fi pode enfraquecer e a conexão ficar lenta, resultando em alta latência.
Interferência de sinal: você sabia que dispositivos eletrônicos, como microondas ou telefones sem fio, podem interferir no sinal Wi-Fi? O resultado é uma medida alta.
Má qualidade do sinal: quando existem muitos obstáculos entre o sinal do Wi-Fi e o dispositivo, e aqui pode ser paredes e móveis, também haverá problema com a internet. O mesmo vale para situações em que vários aparelhos estão conectados ao mesmo tempo.
Configuração do roteador: algumas configurações do roteador, como o canal Wi-Fi, a largura de banda e o tipo de segurança, interferem diretamente na qualidade do sinal e aumento da latência.
Como diminuir a latência
Depois de aprender o que é latência, você deve estar pensando em como diminuir ou garantir a medida para que a sua rede atenda às suas necessidades de conexão.
Então, é só colocar em prática essas dicas:
- Reposicione o roteador. Priorize deixar o equipamento em um local no centro da casa e elevado, para melhorar a distribuição do sinal Wi-Fi;
- Reduza a quantidade de dispositivos conectados à rede ao mesmo tempo;
- Atualize o firmware do roteador para a versão mais recente;
- Altere as configurações do roteador para otimizar o sinal Wi-Fi;
- Considere a possibilidade de usar cabos Ethernet para garantir conexões mais estáveis e rápidas.
Agora que você já sabe o que é latência, suas causas e como corrigir o problema, é só aproveitar o melhor da conexão.